Example Example Example Example Example Example Example O presidente Ikeda observa: "É absolutamente impossível que alguém com uma conduta séria e sincera na fé não consiga ser feliz e prosperar ou que seu ambiente não consiga ser revitalizado. Este é o princípio universal do budismo. O coração é o que transforma tudo. Esta é a natureza prodigiosa da vida. É uma verdade irrefutável". Nam-myoho-rengue-kyo Nam-myoho-rengue-kyo Nam-myoho-rengue-kyo....


Pesquisa personalizada

1 de agosto de 2008

Dinheiro, Desejos Materiais, traz Iluminação

Não existem budas que ficam sofrendo eternamente na pobreza. Também não existem budas cruéis ou malvados, como não existem budas fracos que são derrotados na vida, buda é um outro nome para a pessoa que está determinada a vencer, não importando o que aconteça.                                          Daisaku Ikeda

No budismo de Nitireb Daishonian existe uma frase que diz que os desejos mundanos levam a iluminaçao. Este é um conceito dificil de se entender, principalmente na visão de outros modos de se praticar o budismo, pelo menos até onde eu sei. 

Os desejos mundanos são todos aqueles que nos fazem correr atraz de emprego, ganhar dinheiro, achar um amor para se casar, buscar a saúde, enfim, são as coisas materiais que precisamos para viver dignamente. Como no ocidente se conhece pouco o budismo, muitas pessoas êem a idéia que para ser budista deve-se abrir mão de quase tudo, praticamente virar um monge e viver da caridade alheia. Que desejar coisas materiais é feio ou ruim, mas na realidade precisamos dos bems paupáveis para viver, correto? Então os desejos mundanos são muito naturais de se ter.

Mas e a iluminação? Como pode o desejo de coisas materiais nos levar a iluminaçao? É porque tais desejos nos fazem recitar mais o Nam myoho rengue kyo, o mantra budista que nos faz ser mais fortes, sábios e ainda nos coloca em sintonia com o universo e assim o universo conspira ao nosso favor.

Se precisamos ganhar dinheiro, recitamos o mantra, ou dizemos de que recitamos o Daimoku, que é a mesma coisa. Qualquer coisa que necessitamos e encontramos algum obstáculo para conseguir com certa facilidade, nos leva a recitar o daimoku e por isso adquirimos mais iluminaçao, vamos acumulando sabedoria, nos fortalecendo e nos vai chegando a maneira como devemos agir, pois tomar a ação ou iniciativa é muito necessário e importante, não podemos esperar que caia do céu, certo? Temos que fazer a nossa parte.

Nesta frase de Sensei, Daisaku Ikeda, ele nos alerta que nós os budas, pois todos temos o estado de budicidade dentro de nós, ou a iluminação original, nao sofreremos indefinidamente, se recitamos vamos ser vitoriosos e concretizar objetivos e alcançar nossos desejos.



Ganhe dinheiro postando artigos

Abra sua conta PagSeguro e comece a aceitar cartões de crédito e pagamentos online, imediatamente.

Nenhum comentário:

Pesquisa personalizada

Example Example Example

e-referrer

Encontre seu par perfeito