Example Example Example Example Example Example Example O presidente Ikeda observa: "É absolutamente impossível que alguém com uma conduta séria e sincera na fé não consiga ser feliz e prosperar ou que seu ambiente não consiga ser revitalizado. Este é o princípio universal do budismo. O coração é o que transforma tudo. Esta é a natureza prodigiosa da vida. É uma verdade irrefutável". Nam-myoho-rengue-kyo Nam-myoho-rengue-kyo Nam-myoho-rengue-kyo....


Pesquisa personalizada

2 de novembro de 2008

A felicidade não se encontra em outro mundo

No Gohonzon, no lado inferior direito de quem o vê, contém a seguinte inscrição: "Butsumetsugo ni-sen ni-hyaku san-ju yo nen no aida itienbudai no uti mizou no daimandara nari", que traduzindo quer dizer "Nunca, nos 2.230 anos desde o falecimento do Buda, este grande mandala apareceu no mundo".

Considerando que o Dai-Gohonzon foi inscrito em 12 de outubro de 1279, faço a seguinte simples conta: de 1279 até hoje são 729 anos. Somando 729 com 2.230 chega-se a 2.959 anos. Portanto, podemos afirmar que desde o falecimento de Sakyamuni até hoje passaram-se 2.959 anos. Considerando ainda, que Sakyamuni pregou o Budismo por mais de 40 anos desde que atingiu a iluminação, chegamos a um número "redondo" de 3.000 anos.

Se houvesse registros concretos de datas, essa dúvida não existiria. Então, no futuro, os estudiosos e praticantes da filosofia do humanismo terão referências seguras dos registros cronológicos do movimento do Kossen-rufu e de como os desbravadores desta época, os Bodhisattvas da Terra, construíram o majestoso caminho de paz para toda a humanidade.

Cada um de nós, com certeza, fará parte da história da humanidade. No Brasil Seikyo n° 1759, de 14 de agosto de 2004, encontramos a matéria do "Em Dia", com o tema: "A felicidade não se encontra em outro mundo". Vamos reler alguns trechos das palavras do presidente Ikeda.

"Muitos intelectuais de primeira categoria e de renome internacional têm expressado elevada expectativa em relação ao nosso movimento de expansão do humanismo. A nossa SGI estabeleceu-se no mundo como "Pilar da Paz", "Pilar da Filosofia" e "Pilar da Confiança".

As pessoas que propagarem a Lei Mística jamais serão infelizes em sua vida. Nitiren Daishonin afirmou: "Os praticantes do Sutra de Lótus nos Últimos Dias da Lei merecerão a infalível proteção das funções protetoras do Universo." (Gosho Zenshu, pág. 750.) Disse também: "Quando se abraça este mandala, todos os Budas e deuses juntam-se ao redor da pessoa, acompanham-na como uma sombra e protegem-na dia e noite." (END, vol. V, pág. 273.) Portanto, aqueles que dedicam sua vida ao Kossen-rufu desfrutarão da proteção constante de todos os budas e funções protetoras do Universo. Essas pessoas não poderiam ser ninguém mais a não ser os nossos companheiros que batalham em várias localidades deste globo em meio a diversas dificuldades. Serão certamente merecedores de grandes benefícios. Nos tempos iniciais da Soka Gakkai, nossos membros foram ridicularizados como um "grupo de pobres e doentes". Entretanto, neste limiar do século XXI, chegam de todos os cantos
da sociedade palavras de louvor e de consideração de que a Soka Gakkai tornou-se o "Pilar do Japão". É uma prova de que o budismo é verdadeiro e aqueles que o propagam vencerão infalivelmente.

Os senhores estão plantando diariamente as sementes da felicidade. Mesmo que elas não floresçam imediatamente, aguardem pacientemente o momento oportuno do desabrochar das flores de benefícios e boa sorte. Ter profunda convicção nisso é acreditar no budismo e na prática da fé.

O escritor brasileiro Érico Veríssimo disse que a felicidade encontra-se em manter a convicção de que não está conduzindo a vida de forma vazia e insignificante.

A felicidade não se encontra em algum outro mundo. Nem na fortuna, nem na fama. Esses fatores podem até ser causas da infelicidade. O que importa não são as condições que cercam uma pessoa, mas sim o seu próprio âmago. Uma pessoa feliz é aquela que possui dentro do seu âmago a mais correta prática da fé. Ela será capaz de conquistar a felicidade para toda a eternidade."

Nenhum comentário:

Pesquisa personalizada

Example Example Example

e-referrer

Encontre seu par perfeito