Example Example Example Example Example Example Example O presidente Ikeda observa: "É absolutamente impossível que alguém com uma conduta séria e sincera na fé não consiga ser feliz e prosperar ou que seu ambiente não consiga ser revitalizado. Este é o princípio universal do budismo. O coração é o que transforma tudo. Esta é a natureza prodigiosa da vida. É uma verdade irrefutável". Nam-myoho-rengue-kyo Nam-myoho-rengue-kyo Nam-myoho-rengue-kyo....


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12 de dezembro de 2007

A SABEDORIA É O MÁXIMO DA PRÁTICA BUDISTA


[trecho de A SABEDORIA É O MÁXIMO DA PRÁTICA BUDISTA
Conferência SGI USA – Palestrante: Mr. Greg Martin
]

Outro aspecto do carma que é mal interpretado com freqüência é o seguinte:
às vezes pensamos que nosso carma é algo que está fora de nós. No entanto a
conduta de outra pessoa não é o seu carma. Seu carma é que você não sabe
como responder ao comportamento do outro. Você não pode manipular a conduta
do outro e então responde de forma equivocada. Este é o seu problema. O seu
comportamento é o seu carma. Às vezes pensamos que somos uma pessoa
terrível. Não é certo, pois ela é uma pessoa terrível por si mesmo.

A pergunta é: Porque você está sofrendo? Você tem o carma de estar com esta
pessoa, porém de qualquer maneira essa pessoa ia ser assim. Você não fez
nada para que 'Lea' fosse assim. Pergunte a si mesmo. Porque você é incapaz de
manejar esta pessoa? Porque esta pessoa te faz enfurecer? Porque você
permite que essa pessoa te faça infeliz? Neste caso, você tem o carma de não
ser capaz de manipular estas coisas ao seu redor. Este é o seu problema.
Quando você faz Daimoku para ser capaz de lidar com esta pessoa, de crescer
mais e de ser mais forte que ela para não continuar sendo afetado por ela,
então, já daí, ela não te afetará mais. Você transformou o seu ambiente.

O presidente Ikeda continua dizendo nesta mesma orientação: "Nunca surgirá
uma verdadeira oração de uma atitude irresponsável, superficial e se levamos
as coisas levianamente seja no trabalho, na vida quotidiana e com relação à
própria existência. Quem assume a responsabilidade de tudo está envolvido ou
comprometido e trabalha seriamente para melhorar, esta pessoa desenvolve
fortes orações. A vida por si só é uma batalha. Você ganha ou perde. Nem
sempre o resultado é determinado pela experiência ou habilidade que
possuímos. O mais importante é a decisão de vencer. Então ore sinceramente
com todo o seu poder, fazendo surgir uma grande sabedoria toda vez que fizer
o esforço necessário, realizará o seu objetivo".

Tenha uma determinação de: Ultrapassarei meu sofrimento, infalivelmente
vencerei! Você pode não ter a menor idéia de como fará, portanto, necessita
sabedoria e força, e é nesse tipo de oração autopotencializadora que produz
resultados.

Na Nova Revolução Humana consta o seguinte trecho: "O Budismo é um
ensinamento de razão sem comparação. Porém a força da nossa fé deve se
manifestar na forma de estudar, de exercer nossa criatividade e de fazer o
dobro de esforços do que qualquer outra pessoa. O Daimoku sincero faz nascer
a energia para desafiar tudo isto. Seu Daimoku também deve ser um
compromisso. Por isso existem várias formar de orar: Algumas pessoas poder
orar para que tudo lhes aconteça sem grandes esforços, porém a religião que
estimula esse tipo de oração conduz as pessoas a ruína. Orar segundo o
budismo de Nitiren Daishonin, significa fazer Daimoku baseado em um
compromisso ou promessa. Esta promessa na sua verdadeira essência, é de
realizar o Kossen-Rufu. Significa fazer Daimoku com determinação. Por
exemplo: "Realizarei o Kossen-Rufu do Brasil, portanto demonstrarei uma
magnífica prova real no meu trabalho. Por favor faça-me capaz de manifestar
de alguma maneira meu máximo potencial". É assim que devem ser nossas
orações.

É importante também que estabeleçamos objetivos claros e concretos do que
desejamos realizar cada dia e então orar e desafiar para a concretização de
cada um deles. Essa determinação sincera fará surgir sabedoria e abundância
de recursos que conduzem a realização. Em resumo, para vencer na vida
precisamos de determinação e de oração, de esforço e criatividade. É errado
sonhar em enriquecer rápido com a expectativa de ter sorte de ganhar esse
dinheiro de forma fácil ou desonesta. Isto não é fé, isto é fantasia.

No Budismo a oração funciona absolutamente, porém tem de ser uma oração
correta. A forma com que fazemos Daimoku é o que faz toda a diferença do
mundo. O que estamos fazendo ou pensando enquanto fazemos Daimoku em frente
ao Gohonzon é que faz a diferença entre a ganância ou um benefício
absolutamente incrível.

Então, vamos refletir sobre o fato de estarmos ou não tenho uma atitude
budista ou se o que estão procurando encontrar é que outra pessoa o ajude.
Qual é nossa atitude em frente ao Gohonzon? Estamos nos fazendo de vítima ou
estamos cheios de determinação de que superaremos nossos sofrimentos?
"Preciso de sabedoria e força, porém infalivelmente vencerei!" Com esse tipo
de oração não existirá nada que não possamos vencer ou atingir.

Obrigado.

Preciosa colaboração de Suzana Grossmann

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