Example Example Example Example Example Example Example O presidente Ikeda observa: "É absolutamente impossível que alguém com uma conduta séria e sincera na fé não consiga ser feliz e prosperar ou que seu ambiente não consiga ser revitalizado. Este é o princípio universal do budismo. O coração é o que transforma tudo. Esta é a natureza prodigiosa da vida. É uma verdade irrefutável". Nam-myoho-rengue-kyo Nam-myoho-rengue-kyo Nam-myoho-rengue-kyo....


Pesquisa personalizada

28 de agosto de 2009

Mantenham-se alegres e otimistas

Este é o título de um trecho do discurso proferido pelo presidente Ikeda em uma Conferência Nacional de Representnates, publicado no Brasil Seikyo nº 1888, de 21 de abril de 2007.

"Num certo sentido, o Kossen-rufu significa difundir a esperança, a felicidade e a amizade. O Sr. Toda costumava nos incentivar a fazer amizade com pessoas de todos os níveis sociais, observando que apoiar as que não fazem parte da organização pode ser às vezes de maior valor.

Quando se trata de cultivar genuínos amigos e aliados, a sinceridade é o que mais importa. Ninguém gosta de pessoas que estão sempre querendo causar impressão. A confiança é adquirida por meio de ações tais como oferecer ajuda ou cumprimentar as pessoas alegremente.

Além disso, vocês não precisam agir de forma rígida nem artificial. O melhor é relacionar-se com os outros de uma forma natural e tranqüila. É claro que a sinceridade nunca deve ser confundida com ingenuidade, uma condição que pode ser explorada por pessoas desonestas. Sempre é necessário exercitar a clara sabedoria para distinguir entre pessoas com boas intenções e os indivíduos movidos por motivos inescrupulosos.

O mais importante de tudo é manterem-se alegres e otimistas. Se se esquecerem desse ponto e se permitirem ser levados pelo negativismo, sofrerão. Avancem com um grandioso coração e um aspecto tolerante. Às vezes, independentemente do quanto se esforçarem, não conseguirão persuadir alguém a tentar praticar o Budismo de Nitiren Daishonin. Não tem problema algum. O mais importante é orar pela felicidade dessa pessoa. Suas orações irão tocá-la. Ninguém consegue superar uma pessoa de oração sincera e consistente. A oração é a essência do budismo e de todo o Universo.

A voz executa o trabalho do Buda (Cf. OTT, pág. 4.) Ao empregarem a voz para recitar Daimoku, vocês serão impulsionados a entrar em ação e isso lhes dará força e vigor. Irá até mesmo ativar as forças protetoras do Universo. Ao orar pelas pessoas que conhecem, estão abraçando-as com seu espírito e influenciando-as da forma mais positiva. E suas orações fortalecerão os laços com essas pessoas que vocês naturalmente sentem estar mais próximas. Suas orações afetam profundamente os amigos que não realizam a prática da fé, criando sinceros laços e ajudando-as a formar uma ligação com o budismo.

No budismo, nada é desperdiçado. Conversem francamente com outras pessoas sobre esta filosofia, empregando sua própria maneira de falar. Não é necessário citar teorias complexas nem termos misteriosos. Já que a Lei budista é inerente em sua vida, vocês não precisam de nada mais do que ser simplesmente autênticos.

Orem para todas as preocupações que tiverem, seja algum problema que estiverem enfrentando, seus objetivos, o Kossen-rufu, ou a felicidade de vocês próprios ou de outras pessoas. Suas sinceras orações farão com que seu estado de Buda inerente se manifeste, permitindo-lhes construir uma condição de vida eterna e indestrutível."

Nenhum comentário:

Pesquisa personalizada

Example Example Example

e-referrer

Encontre seu par perfeito