Example Example Example Example Example Example Example O presidente Ikeda observa: "É absolutamente impossível que alguém com uma conduta séria e sincera na fé não consiga ser feliz e prosperar ou que seu ambiente não consiga ser revitalizado. Este é o princípio universal do budismo. O coração é o que transforma tudo. Esta é a natureza prodigiosa da vida. É uma verdade irrefutável". Nam-myoho-rengue-kyo Nam-myoho-rengue-kyo Nam-myoho-rengue-kyo....


Pesquisa personalizada

10 de junho de 2009

O mundo aguarda pela vitória do humanismo

Sétima e última sessão do Conselho Executivo Nacional, realizada em 6 de agosto de 2003.
06 DE DEZEMBRO DE 2003 - EDIÇÃO Nº 1726

O presidente Ikeda enfatizou desta vez a importância de jamais ser vencido pelos obstáculos e o que fazer quando tudo parecer estar contra nós, além de voltar a falar a respeito da liderança, agora com base em comentários do presidente Toda.

"Quanto maior a resistência, mais fortes as ondas se tornam." Esse tem sido meu lema desde quando era um jovem de 19 anos. Citei essas palavras em meus escritos inúmeras vezes.
Ao superar vários tipos de obstáculos, nosso movimento cresceu firmemente e está enviando grandiosas ondas que se propagam pelo mundo inteiro. Atualmente, importantes pensadores e filósofos do mundo estão começando a enfocar sua atenção na filosofia que nós, da SGI, seguimos. Esse é um acontecimento de grande importância.

Aqui, no Japão, a Soka Gakkai tem sido até agora alvo de todos os tipos de ataques imagináveis por causa da inveja de seu comprometimento com a verdade e a justiça. Mas os intelectuais de todo o mundo vêem as coisas com mais clareza e manifestam suas elevadas esperanças na SGI.

A filosofia de paz da SGI está sendo estudada em importantes universidades nos Estados Unidos, tais como Harvard e Colúmbia. Publicações do Centro de Pesquisa de Boston para o Século XXI, que eu fundei, foram adotadas por 103 universidades para serem utilizadas em aproximadamente 138 cursos. Além disso, textos utilizados em cursos sobre o budismo em muitas universidades também detalham o surgimento da Soka Gakkai e seu subseqüente desenvolvimento como também suas contribuições para a paz mundial.
Um desses textos, por exemplo, é Budhhism: Introducing the Buddhist Experience (Budismo: Introdução à Experiência Budista), escrito pelo Prof. Donald Mitchell, da Universidade Purdue, nos Estados Unidos, e publicado pela Oxford University Press. Nitiren Daishonin apresentado em um novo livro de filosofia O Budismo de Nitiren Daishonin também foi mencionado num livro lançado recentemente, The Big Questions: How Philosophy Can Change Your Life? (As Grandes Questões: Como a Filosofia Pode Mudar sua Vida?), do Dr. Lou Marinoff, presidente da Associação Americana de Praticantes da Filosofia (APPA, sigla em inglês). O Dr. Marinoff acredita na aplicação prática da filosofia aos problemas da vida. Um de seus primeiros livros tornou-se best-seller nos Estados Unidos e já foi publicado em 75 países.
Em The Big Questions, o Dr. Marinoff diz, a respeito de Nitiren Daishonin: "Nitiren (...) conseguiu desafiar as corruptas religiões estabelecidas de sua época. Ele destilou o Sutra de Lótus em um poderoso mantra, o Nam-myoho-rengue- kyo, que restabeleceu a essência do budismo às pessoas comuns."1
Em relação à natureza emancipadora da filosofia, o Dr. Marinoff cita também as palavras do presidente Ikeda: "A vida possui um insondável potencial. (...) Em muitos casos, o que chamamos de nossas limitações nada mais são que nossa própria decisão de limitarmos a nós mesmos."2 Nitiren Daishonin e o presidente Ikeda também estão inclusos na lista de referência de livros de filósofos.
Um sério interesse no humanismo Soka está aumentando nitidamente. Está sendo realizada, por exemplo, uma profunda pesquisa em muitas renomadas universidades da China.
Foram formados grupos de pesquisa sobre Daisaku Ikeda na Universidade de Pequim e na Universidade Anhui, e foi fundado o Centro de Pesquisa Daisaku Ikeda na Universidade Normal Hunan.
As sinceras atividades diárias de cada um estão causando um enorme efeito no mundo das idéias, ajudando a criar um futuro mais brilhante para toda a humanidade. Com orgulho e convicção no significado do que estão alcançando, por favor, continuem com seus louváveis esforços.
A solidariedade é uma causa em comum. O mundo aguarda pela vitória do humanismo. E também anseia com expectativa pela nova era em que as mulheres realmente brilharão. O que nos dará condições para concretizarmos esses objetivos?
A escritora queniana Muthoni Likimani enfatiza a importância de ter um senso de união ou solidariedade numa causa em comum. Recordando a luta pela liberdade no Quênia, ela diz que essa foi a força que capacitou as pessoas comuns a demonstrarem uma coragem que não acreditavam ser possível.
Recentemente, o presidente Ikeda recebeu um exemplar do livro Passbook Number F. 47927: Women and Mau Mau in Kenya (Caderneta Número F. 47927: Mulheres e Mau Mau no Quênia), de Muthoni Likimani, um relato de sua participação na luta pela independência do Quênia.
Nunca percam a esperança!
Também é essencial nunca perder a esperança. O escritor norte-americano Pearl S. Buck (1892-1973) escreveu: "A resignação é algo parado e sem energia"3 e "A esperança é essencial para a atividade".4 É importante avançar mesmo que seja um único passo, nem que seja apenas um milímetro.
A escritora francesa Madame de Staël (1766-1817) declarou: "Nós fomos dotados de uma alma ou espírito para que possamos desenvolvê-la, aperfeiçoá-la e utilizá-la amplamente por um elevado objetivo."5 Nascemos neste mundo para que possamos extrair nosso pleno potencial e brilhar da forma mais radiante como seres humanos.
A famosa soprano austríaca Jutta Unkart-Seifert, ex-subsecretá ria do Ministério da Educação, Artes e Esportes da Áustria, também observou certa vez: "Perder o desejo de se aprimorar e crescer significa a morte espiritual."

Vencendo com sabedoria
Muitos anos atrás [em 13 de abril de 1957], tive a oportunidade de fazer uma visita às ruínas da fortaleza na montanha, em Chihaya [local de uma das mais famosas batalhas da história japonesa]. Localizado próximo da divisa das Províncias de Wakayama e de Nara, o forte foi construído pelo legendário guerreiro Kusunoki Masashigue (1294?-1336).
No ano de 1333, uma enorme força inimiga reuniu-se ao redor do forte Chihaya de Kusunoki. Apesar de ele ter apenas um pequeno contingente de guerreiros sob seu comando, o brilhante general reuniu sua capacidade e sabedoria. Ele lançou um ataque acobertado pela escuridão, utilizando bonecos de palha para fazer com que seu exército parecesse maior do que realmente era - uma tática que conseguiu deixar seus oponentes confusos. Os homens de Kusunoki também deixaram cair pedras de paredes em cima dos inimigos e, por fim, fizeram com que eles batessem em retirada. Esta defesa magistral está registrada no Taiheiki, ou "Crônica da Grande Paz".
É claro que, se tiverem um grande exército, e tudo sair conforme o planejado e tiverem também boas comunicações, a vitória será relativamente fácil de atingir. Mas as circunstâncias adversas impedem a vitória? De forma alguma. A vitória não é determinada pelos aspectos externos. O que fazer quando tudo parecer estar contra vocês? Reúnam toda a sabedoria que puderem. A sabedoria surge da oração e a vitória vem da sabedoria.
A Soka Gakkai abriu novos caminhos, levando esperança e inspiração às pessoas esquecidas e ignoradas, e tornando aliadas pessoas de todos os campos e estilos de vida. Essa tem sido a chave de nosso sucesso e de nossa vitoriosa história.

Permitam que a luz da benevolência brilhe
Como líderes, é vital que, acima de tudo, incentivemos as outras pessoas com um sorriso caloroso e tranqüilizador, esforçando-nos constantemente para dar-lhes coragem e esperança. Os líderes não devem ser presunçosos nem arrogantes, nem ser do tipo que só fala mas não faz nada. Devemos fazer com que nossa benevolência inata brilhe.
O Budismo de Nitiren Daishonin ensina o conceito das "três propriedades iluminadas do Buda". O "Registro dos Ensinos Orais" diz: "Se empenhar cem milhões de kalpas de esforço num único momento de vida, as três propriedades iluminadas do Buda emergirão de sua vida a cada momento." (Gosho Zenshu, pág. 790.) O poder da benevolência, a luz da humanidade que brilha em sua vida após terem realizado um esforço inimaginável na fé é o maior de todos os poderes.
Não sejam derrotados por si próprios! Vençam a si mesmos. Retornem uma vez mais ao seu ponto primordial na prática da fé e desafiem a si próprios novamente.

"As pessoas sábias e dignas são testadas pelas ofensas"
Não ser derrotado diante da perseguição de autoridades arrogantes é o espírito da fé no Budismo de Nitiren Daishonin. Em uma famosa passagem, ele escreveu: "Quando pessoas de posição censurarem-no por causa de sua fé, considere-as como dignas adversárias do Sutra de Lótus. Considere isso como uma oportunidade tão rara quanto o desabrochar da flor de udumbara ou o encontro da tartaruga cega com um tronco de sândalo flutuante, e responda-lhes com firmeza e decisão." (The Writings of Nichiren Daishonin [WND], pág. 800-801.)
Por que as pessoas que têm fé na Lei Mística são invejadas? Porque elas com certeza atingirão o estado de Buda. Nitiren Daishonin declarou: "A pessoa que vive pelo Sutra de Lótus inevitavelmente atingirá o estado de Buda. Portanto, o Demônio do Sexto Céu, o senhor do mundo tríplice, ficará ainda mais invejoso de qualquer pessoa que viva pelo sutra. Disseram-nos que esse rei-demônio gruda como uma praga nas pessoas de tal forma que não pode ser detectado com o olhar. Conseqüentemente, assim como as pessoas vão ficando bêbadas aos poucos ao tomarem um excelente vinho envelhecido, os governantes, os pais e as mães, as esposas e os filhos vão sendo gradativamente tomados por ele e se enchem de inveja do devoto do Sutra de Lótus." (WND, pág. 779.)
É vencendo os obstáculos que conseguimos transformar nosso carma negativo e atingir o estado de Buda. Nitiren também escreveu: "Quando aquecido pelo fogo e golpeado, o ferro se torna uma excelente espada. As pessoas dignas e sábias são testadas pelas ofensas." (WND, pág. 303.); e "Se não provocar esses três inimigos do Sutra de Lótus, então não serei o devoto do Sutra de Lótus. Somente fazendo com que eles apareçam é que posso ser devoto." (WND, pág. 53.) Em perfeito acordo com essas palavras de Nitiren Daishonin, os três presidentes da Soka Gakkai e toda a organização lutaram em prol do Kossen-rufu e fizeram com que os três poderosos inimigos aparecessem.

O caminho de uma vida correta

Quando alguém perguntou ao Sr. Toda o que o deixava mais feliz, ele respondeu: "O magnífico desenvolvimento de meus discípulos que darão continuidade à luta pelo Kossen-rufu. Minha maior alegria é encontrar e conversar com os jovens." Sinto exatamente o mesmo.
A historiadora de arte búlgara, Dra. Axinia D. Djourova, disse em nosso diálogo The Beauty of a Lion´s Heart (A Beleza de um Coração de Leão): "A pessoa que tem um mestre é a mais afortunada e aquela que pode dizer ser discípula de alguém é ainda mais abençoada. Mas a maior alegria de todas é seu mestre dizer que você é discípulo dele."6 Estou totalmente de acordo com ela.
Permitam-me compartilhar com vocês alguns comentários do Sr. Toda a respeito da liderança, pelo bem dos jovens do futuro:

"Se se aplicar a alguma tarefa com um comprometimento fraco, superficial e negligente, como pode esperar que os outros o sigam?" *
"Não sejam pessoas de espírito fraco, mas sim do tipo que consegue concretizar suas determinações."
"A orientação sobre a prática da fé não deve divagar em detalhes muito alheios. O foco principal da orientação é capacitar as pessoas a desenvolverem uma forte fé para que, independentemente do quanto sejam difíceis os desafios que enfrentarem, elas consigam colocar em prática os ensinos de Nitiren e triunfar sobre todas as dificuldades. Essa é a verdadeira orientação."
"Você não está qualificado para ser líder a menos que valorize seus membros genuinamente."
"É vital que os jovens tenham tenacidade para se tornarem os melhores em algo."
A fé equivale à vida diária e se manifesta na sociedade. Em relação a isso, o Sr. Toda afirmou: "A religião não é um conjunto de conceitos abstratos; a verdadeira religião é algo que pode ser vivido e deve ser demonstrado na vida. Compartilhar os ensinos de Nitiren com outras pessoas e realizar o Gongyo todos os dias são meios para aprimorar nossa vida."
O Sr. Toda era especialista em seres humanos. Para impulsionarmos nosso movimento e conquistarmos a confiança na sociedade, ele deu o seguinte conselho: "É importante fazermos de nossas interações com os outros o fundamento de nossa vida. Não estamos vendendo nenhum produto físico, mas sim nós mesmos como indivíduos." Por favor, conversem com as pessoas a respeito de sua fé e convicções com sinceridade e a sua própria maneira e com o orgulho de serem os supremos defensores da humanidade.
O filósofo Platão (c. 428-348 a.C.) da Grécia antiga declarou: "Ouso falar a verdade, especialmente porque a verdade é minha característica fundamental."7 Simplesmente digam a verdade, exatamente como ela é. Isso tem muito mais poder que qualquer outra coisa e, apesar de levar tempo, conseqüentemente vocês conseguirão se comunicar com as pessoas. Platão também disse: "Seja quem for que reivindique ser o retórico justo deve ser realmente uma pessoa correta e bem informada a respeito dos procedimentos da justiça."8

Nós, que praticamos o Budismo de Nitiren Daishonin, conhecemos o caminho para uma vida correta e estamos seguindo pelo caminho que leva a uma sociedade justa. Vamos compartilhar convictamente essa verdade com as pessoas.

Nenhum comentário:

Pesquisa personalizada

e-referrer

Encontre seu par perfeito