Example Example Example Example Example Example Example O presidente Ikeda observa: "É absolutamente impossível que alguém com uma conduta séria e sincera na fé não consiga ser feliz e prosperar ou que seu ambiente não consiga ser revitalizado. Este é o princípio universal do budismo. O coração é o que transforma tudo. Esta é a natureza prodigiosa da vida. É uma verdade irrefutável". Nam-myoho-rengue-kyo Nam-myoho-rengue-kyo Nam-myoho-rengue-kyo....


Pesquisa personalizada

2 de setembro de 2008

Vamos sempre defender a justiça e a verdade

Discurso do presidente Ikeda proferido na 23ª Reunião de Responsáveis de Regional, realizada em conjunto com a 7ª Reunião de Responsáveis da Divisão das Senhoras. BRASIL SEIKYO, Nº 1483, PÁG. 3, 07 de novembro 1998.

Nossas atividades da SGI equivalem à prática de bodhisattva.

Certa vez, o Sr. Toda declarou: "Foi por termos abraçado a fé na Lei Mística
que pudemos ingressar no caminho que conduz à iluminação no mundo da
Tranqüilidade. Embora sejamos seres do mundo da Tranqüilidade, ter
ingressado no caminho do Buda significa que devemos conduzir a prática de
bodhisattva. " Mesmo quando as pessoas atingem o estado de Buda, as ações
que elas realizam na sociedade em prol dos outros são ações de bodhisattvas.
E nossas atividades da SGI equivalem à prática de bodhisattva.

Ao dedicarmos nossos sinceros esforços às atividades da SGI, adquirimos a
habilidade para transformar todas as dificuldades e obstáculos que
enfrentamos em benefícios, e percebemos que "as ilusões e os desejos
mundanos são iluminação" e que "os sofrimentos de nascimento e morte são
nirvana". Por mais adversas que sejam as circunstâncias que estejamos
enfrentando, possuímos a capacidade de transformá-las em esperança e boa
sorte, em uma felicidade eterna. Isso é maravilhoso!

A vida é uma sucessão de problemas e sofrimentos. Enfrentar os problemas é a essência da vida. Essa é uma realidade imutável, não importa quanta boa
sorte acumulemos ou quanto nossos benefícios sejam maravilhosos. Em um
primeiro momento, pode parecer que uma vida sem nenhum problema ou conflito seria ideal; no entanto, seria uma vida vazia; não estaríamos vivendo
plenamente.

Os problemas são uma comprovação de que estamos vivos. Eles também são a fonte de todo desenvolvimento e progresso. Devemos usar nossas adversidades e sofrimentos como fontes de energia ou combustível para nos impulsionar em direção a uma felicidade ainda maior no futuro. Poder dedicar nossa vida dessa maneira às atividades da SGI é algo maravilhoso.

Continuem orando até obter resposta Nitikan Shonin (1665-1726), o famoso restaurador do Budismo de Daishonin, assegurou-nos:

"Se crer neste Gohonzon e recitar o Nam-myoho-rengue- kyo, não haverá oração sem resposta, nem pecado imperdoável, toda fortuna será concedida e toda justiça será provada."

Essa deve ser sempre nossa absoluta convicção. Ainda assim, por que parece que algumas vezes nossas orações não são respondidas? Isso é uma manifestação da sabedoria do Buda - que age de maneira a nos fazer orar mais intensamente, para que possamos nos fortalecer para conduzir uma existência mais significativa e infalivelmente acumularmos uma boa sorte ainda maior e mais duradoura. Se qualquer oração, mesmo a mais
insignificante, fosse respondida prontamente, iríamos nos tornar preguiçosos
e degenerados e não iríamos manifestar o desejo de construir uma vida
verdadeiramente digna e significativa.

Normalmente, vocês não recebem seu pagamento no final do primeiro dia de
trabalho. A muda que plantamos hoje não irá se transformar em um carvalho
amanhã. Se nossas orações fossem respondidas automaticamente, sem
precisarmos manifestar um sentimento realmente sincero, sem termos dedicado uma forte oração e sem o esforço de vida e morte, iríamos nos tornar indivíduos inúteis e mimados. Se isso ocorresse, nossa prática budista não nos tornaria pessoa de caráter notável; ao contrário, ela nos destruiria.

Há vários outros fatores que contam para que uma oração não seja respondida; porém, o importante é orar até obter a resposta. Quando persistimos em nossas orações, refletimos em nós próprios uma inabalável sinceridade e começamos a mover nossa vida para uma direção positiva que conduz ao caminho de esforços sinceros e persistentes. Ainda que suas orações não produzam resultados concretos imediatamente, sua contínua oração acabará se manifestando com um resultado muito maior do que jamais haviam imaginado. E também irá protegê-los. Por exemplo, talvez orem objetivando algo em seu trabalho. Sua contínua oração para isso irá, mais tarde, colocá-los na estrada que conduz à felicidade em todos os aspectos de sua vida, em uma escala muito maior do que originalmente haviam desejado.

No futuro, vocês olharão para trás e perceberão que sua oração foi
infalivelmente respondida, e ficarão completamente satisfeitos com o
resultado. A essência disso se resume no seguinte: se os objetivos de sua
oração forem sinceramente contribuir para sua felicidade e para se tornarem
seres humanos melhores, ela será infalivelmente respondida. Ainda que não
percebam o resultado imediatamente, com o tempo ela se tornará aparente.

Vamos todos nos esforçar para conduzir uma vida grandiosa sempre dedicada à verdade, buscando esse objetivo com ótima saúde e repletos de esperança.
Vamos conduzir nossa vida com convicção e sem arrependimentos, avançando com paciência, entusiasmo e um verdadeiro espírito de amizade e companheirismo.

Nenhum comentário:

Pesquisa personalizada

Example Example Example

e-referrer

Encontre seu par perfeito