Example Example Example Example Example Example Example O presidente Ikeda observa: "É absolutamente impossível que alguém com uma conduta séria e sincera na fé não consiga ser feliz e prosperar ou que seu ambiente não consiga ser revitalizado. Este é o princípio universal do budismo. O coração é o que transforma tudo. Esta é a natureza prodigiosa da vida. É uma verdade irrefutável". Nam-myoho-rengue-kyo Nam-myoho-rengue-kyo Nam-myoho-rengue-kyo....


Pesquisa personalizada

28 de agosto de 2008

Curiosidades sobre o Pres. Ikeda - SGI

O presidente Ikeda diz:

"Eu me desenvolvi este mês. No próximo continuarei a me desenvolver. Hoje avancei. Amanhã, avançarei ainda mais." E alerta: "Se nos descuidarmos mesmo que por um único instante, os demônios se aproveitarão dessa oportunidade e entrarão nessa fresta que deixamos aberta. Os obstáculos, ou forças negativas inerentes na vida - que incluem o obstáculo da doença - atacam-nos disfarçados de todas as formas e dimensões. Jamais devemos deixar que nos derrotem. Fé é jamais der derrotado." 

"O benefício é algo que devemos conquistar por nossos próprios esforços. Ninguém nos dá."

"Jamais nos tornaremos budas sem luta e esforços. Somente quando combatemos as forças maléficas é que conseguimos vencê-las. Somente quando nos esforçamos é que conseguimos obter benefícios."

(A Grande Correnteza para a Paz, vol. 7, pág. 73.)

 "Todo ano, com a aproximação do dia 24 de agosto, minha determinação arde com mais intensidade e sou totalmente envolvido pelo espírito de meu mestre, Jossei Toda, um exemplo de devoção abnegada à propagação da Lei." Daisaku Ikeda, Terceira Civilização, janeiro de 2003, pág. 31.

E a saga do líder da SGI começou no primeiro encontro com Jossei Toda, em 14 de agosto de 1947. Dez dias após, ele recebeu o Gohonzon e iniciou de fato sua épica luta pela construção da cultura de paz Soka. Esse início pujante é o ponto primordial da vida do presidente Ikeda e, por isso, tão importante.
 
Sobre o encontro com Toda, ele diz: "Meu mestre acreditou em mim. Ele me dizia: `Vamos, não desista! Desafie seu espírito de procura! Estude e pratique com coragem. Essa é a atitude própria de um jovem´. Minha intuição de jovem dizia-me que podia confiar com segurança naquele homem [...]. Dessa forma, 24 de agosto marcou meu ingresso na `Universidade Toda´."

Curiosidades:
 
o O jovem Daisaku Ikeda era, aos 19 anos, apaixonado por filosofia e, apesar de muito pobre, tinha inúmeros livros.
 
o Ikeda foi convidado para uma reunião de palestra da Soka Gakkai por um casal de amigos no dia 14 de agosto de 1947. Mas os amigos disseram tratar de filosofia pura.
 
o Se soubesse que era budismo, provavelmente não teria ido pois nutria uma imagem negativa dos monges budistas da época.
 
o Achou que a reunião era sobre a filosofia de Bergson. Os amigos confirmaram!
 
o "Jossei Toda? Ele é filósofo?", perguntou aos amigos. E ouviu: "Ele ensina uma filosofia que elucida concretamente a vida em todos os pontos de vista. Vamos sem falta? Eu virei buscá-lo".
 
o Ikeda convidou mais dois amigos pessoais para acompanhá-lo.
 
o Eles se atrasaram. Queriam que ele fosse sem os dois, pois o horário urgia.
 
o Como estava com febre, Ikeda já estava pensando em desistir quando os amigos chegaram e todos rumaram para a reunião.
 
o Cerca de 20 pessoas participaram da atividade.
 
o Ikeda fez várias perguntas e ficou impressionado com a franqueza e sabedoria de Toda.
 
o Mesmo sentindo-se tímido, recitou um poema que encantou Toda. Dez dias depois, recebeu o Gohonzon. Viveu dez anos ao lado de Toda e completa 61 anos de prática.


Nenhum comentário:

Pesquisa personalizada

Example Example Example

e-referrer

Encontre seu par perfeito