BUDISMO DE NITIREN DAISHONIN, FILOSOFIA HUMANÍSTICA E TEMAS AFINS.
O presidente Ikeda observa: "É absolutamente impossível que alguém com uma conduta séria e sincera na fé não consiga ser feliz e prosperar ou que seu ambiente não consiga ser revitalizado. Este é o princípio universal do budismo. O coração é o que transforma tudo. Esta é a natureza prodigiosa da vida. É uma verdade irrefutável". Nam-myoho-rengue-kyo Nam-myoho-rengue-kyo Nam-myoho-rengue-kyo....
Pesquisa personalizada
8 de novembro de 2008
Correspondência de nosso corpo com o Universo
...
O Budismo de Nitiren Daishonin ensina que nossa existência é idêntica ao Universo como um todo, e o Universo como um todo é idêntico a nossa existência. Cada vida humana individual é um microcosmo.
“A correspondência de cada parte de nosso corpo com as partes do Universo é a prova de que nossa existência é um microcosmo. Nossas cabeças são redondas assim como o céu acima de nós é redondo. Nossos olhos são como o dia e a noite. Nossos cabelos brilham como as mais brilhantes estrelas e nossas sobrancelhas são como as sete estrelas da Ursa Maior. Nossa respiração é como o vento, e a silenciosa respiração de nossas narinas é como o tranqüilo ar dos vales. Há cerca de trezentas e sessenta junções no corpo humano, quase tantas quanto os dias do ano. As doze junções principais representam os doze meses do ano. O calor dos órgãos dianteiros de nosso corpo — nosso abdômen e o nosso estômago — são como o outono e o inverno. Nossos vasos sanguíneos e nossas artérias são como as correntes e os rios. Quando sofremos uma hemorragia cerebral, é como se um dique fosse rompido. Nossos ossos são como as pedras, e nossa pele e músculos são como a terra. Nosso couro cabeludo é como uma floresta.
As escrituras budistas discutem em detalhes essas correspondências, incluindo cada órgão interno, ensinando que nosso corpo é realmente um Universo em miniatura.
Marcadores:
budismo,
corpo humano,
ensina,
escrituras budistas,
estômago,
existência,
microcosmo,
Nitiren Daishonin,
respiração,
rios,
Universo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Pesquisa personalizada
Nenhum comentário:
Postar um comentário