Example Example Example Example Example Example Example O presidente Ikeda observa: "É absolutamente impossível que alguém com uma conduta séria e sincera na fé não consiga ser feliz e prosperar ou que seu ambiente não consiga ser revitalizado. Este é o princípio universal do budismo. O coração é o que transforma tudo. Esta é a natureza prodigiosa da vida. É uma verdade irrefutável". Nam-myoho-rengue-kyo Nam-myoho-rengue-kyo Nam-myoho-rengue-kyo....


Pesquisa personalizada

23 de junho de 2008

A Visão Budista da Mente e do Corpo

 

Do ponto de vista budista para gozar de boa saúde, primeiro deve-se compreender a verdadeira natureza da relação entre a mente e o corpo. As enfermidades não são somente um fenômeno físico - também podem refletir um desequilíbrio espiritual em nossas vidas.

O Budismo vem explicando durante anos mil a relação entre a mente e o corpo de um modo muito similar às investigações médicas atuais. Tal como indicava o mestre chinês, existem cinco componentes que nos fazem únicos 1 forma (corpo), 2 percepção, 3 concepção, 4 volição, e 5 consciência. Temos uma única forma. Cada um vê as coisas de um modo subjetivo e externaliza as conclusões enfrentadas, as vezes com as de outros que experimentam os mesmos fenômenos.

Atuamos sobre a base dessas conclusões. Tudo está fortemente arraigado no conhecimento e na realidade de todas as coisas.

Por exemplo: uma mulher vai andando por um calçadão escuro altas horas da noite, e percebe um objeto branco caindo da árvore. Em seguida se dá conta do que se trata, e pensa: alguém deixou cair uma roupa do secador. Pouco depois, um homem passa pela mesma árvore, à noite, e entra em pânico ao pensar que é um fantasma, tem um ataque do coração e cai morto. Quem o matou? Certamente foi a roupa que caiu da árvore?

Foi sua percepção equivocada da situação, a conclusão de que estava em perigo, e o desejo de escapar, o aumento repentino da adrenalina, e da pressão sangüínea afetou como um todo o bem estar físico.
O budismo nos ensina a substituir a visão distoricida da vida por sabedoria. Segundo escreveu Daisaku Ikeda em "Descobrindo os mistérios do nascimento e da morte":

"A manifestação da natureza de buda e o modo como cada um tem para viver, impede o surgimento de tendências negativas e destrutivas que tem origem nos desejos mundanos, e permite unificar com harmonia as quatro funções espirituais, a percepção; a concepção; a volição e a consciência. Ademais, a manifestação da natureza de buda na própria vida cria harmonia no plano da forma, e mediante um equilíbrio correto dos quatro elementos se pode alcançar um dinamismo e uma fortaleza. Este é o ideal budista de uma boa saúde."

Em outras palavras, quando invocamos Nam Myoho Renguê Kyô sacamos de nossas vidas a condição de buda que está cheia de sabedoria e benevolência. A partir daí podemos influenciar positivamente nossas crenças e ações, as quais nos permite ajustar e reformar nossas vidas. Podemos romper a cadeia cármica negativa de pensamento e ação, estabelecendo uma direção positiva e afirmativa. Nossa condição vital (buda) transforma as tendências negativas por outras positivas.
Para ter um corpo e uma mente saudável é fundamental ter uma condição de vida sã. Nitiren escreveu:

"A unidade do corpo e mente é um modo de vida supremo."

Para tanto, a chave é desvencilharmos de nosso apego a visões enganosas, é o que nos impede de afirmar a vida. Novamente citando Nitiren: "Para isso, deve reformar rapidamente os princípios que regem teu coração, e abraçar o veículo verdadeiro, a única doutrina correta (o Sutra de Lótus)... Se assim fizer, teu corpo encontrará a paz e a segurança, e tua mente estará tranqüila e sem sobressaltos. "

É essencial lutar contra as idéias enganosas que debilitam nossa capacidade para combater as enfermidades, a fim de desenvolver e manter uma boa saúde. Atualmente a ciência está empenhada a reconhecer a relação entre nossa visão espiritual e nossa saúde. O budismo vem há anos mil tratando esta idéia. Concluindo, podemos extrair uma medicina curativa de nossas próprias vidas.
Todos possuímos os grandes tesouros da natureza de buda: sabedoria, misericórdia e valor. Quando recorremos a esse armário de medicamentos seremos realmente um Buda no Espelho.
Em termos médicos todos os seres humanos são de uma só vez uma fábrica farmacêutica - capazes de criar as medicinas que necessitamos para prevenir (curar) as enfermidades - e possuidores de todas as emoções humanas positivas que afetam nossas capacidades para combater as enfermidades.
Qual a chave para abrir este repositório?
Invocar Nam Myoho Renguê Kyô.

O Texto foi retirado do livro "EL BUDA EN TU ESPEJO", que tem como autores: Woody Hochswender, Greg Martin e Ted Morino. (Tradução não oficial de espanhol para português).
Fatima Coimbra - Comunidade Copacabana - CRJ.

Encorajamento Diário do Presidente Ikeda, da SGI, para o dia 21 de junho

Quando você dedica sua vida a alcançar um objetivo, você não se sentirá
pertubado por críticas superficiais. De fato, nada importante pode ser
alcançado se você se permite ser influenciado por algum assunto
frívolo, sempre olhando para trás e se importando com o que os outros
estão dizendo ou pensando. A chave para o sucesso é avançar
resolutamente pelo caminho escolhido por você.


"O Budismo é vitória ou derrota. Sendo assim, não importando qual seja a
adversidade pela qual estivermos passando, devemos triunfar sem falta. Ser vitoriosos em nossas batalhas é uma prova de que estamos vivendo o caminho de mestre e discípulo corretamente, esse é o verdadeiro caminho da fé."

Daisaku Ikeda


http://br.groups.yahoo.com/group/budismosgi/




Divulgue seu blog!



Meu código:2159



Ganhe dinheiro com seu blog! MercadoSócios

Nenhum comentário:

Pesquisa personalizada

e-referrer

Encontre seu par perfeito