(Brasil Seikyo, edição nº 1798, 04/06/2005, página A5.)
Pergunta: Qual o significado de “sabedoria do Buda”?
Resposta: O termo “sabedoria do Buda” aparece em diversos escritos budistas e indica a mais elevada sabedoria de um Buda em relação ao verdadeiro aspecto de todos os fenômenos. No segundo capítulo do Sutra de Lótus, justamente no trecho inicial que recitamos todos os dias em nosso Gongyo da manhã e da noite, consta a seguinte passagem: “Nesse momento, o Buda levantou-se serenamente de sua meditação e dirigiu-se a Sharihotsu, dizendo: A sabedoria dos budas é infinitamente profunda e imensurável. O portal dessa sabedoria é difícil de compreender e de transpor. Nenhum dos homens de erudição ou de absorção é capaz de compreendê-lo.” (Niji sesson. Ju sanmai. Anjo ni ki. Go sharihotsu. Sho-bu-ti-e. Jinjin muryo. Go ti-e mon. Nangue nannyu. Issai shomon. Hyaku-shi-butsu. Sho fu no ti.) (Preleção dos Capítulos Hoben e Juryo, pág. 59.)
Entre os discípulos do Buda Sakyamuni, Sharihotsu era conhecido como o mais notável em sabedoria e insuperável entre os intelectuais, representando assim os homens de erudição e de absorção, isto é, dos dois veículos. Entretanto, neste trecho do Sutra de Lótus, Sakyamuni declara categoricamente que nem mesmo este erudito poderia compreender a sabedoria do Buda.
O que é então esta sabedoria do Buda? Na Preleção dos Capítulos Hoben e Juryo, o líder da SGI esclarece: “A sabedoria dos budas é a sabedoria que brilha como um sol dentro do Buda. Sakyamuni louva essa sabedoria como sendo infinitamente profunda e imensurável. A sabedoria do Buda é infinitamente profunda porque ela atinge a verdade fundamental da vida. A sabedoria do Buda é imensurável porque sua luz ilumina tudo completamente. A sabedoria dos budas revela e ilumina a vida em sua totalidade. Portanto, afirma-se que a condição de vida do Buda é vasta e profunda.” (PHJ, pág. 56.)
Na seqüência da mesma preleção, consta: “A sabedoria é o caminho para a felicidade. Dinheiro, capacidade para subir na vida, posição social, nada disso nos possibilita sobrepujar os sofrimentos fundamentais do nascimento, velhice, doença e morte. O único caminho é cultivar a sabedoria com a qual nossa vida está inerentemente dotada. O propósito do Sutra de Lótus é capacitar todas as pessoas a cultivarem a suprema sabedoria em seu coração e avançarem ao longo do caminho de indestrutível felicidade. (Ibidem, pág. 56.)
A sabedoria dos homens de erudição e de absorção não seria suficiente para compreender esta “sabedoria do Buda”, pois mesmo que pudessem captar o seu conteúdo, não conseguiriam perceber a profunda intenção do Buda.
No terceiro capítulo, “Parábolas”, do Sutra de Lótus, Sakyamuni afirma que até mesmo Sharihotsu “obteve acesso por meio da fé”. Nitiren Daishonin também afirma em seus escritos que “a sabedoria significa Nam-myoho-rengue-kyo” e que “o portal significa fé”.
Referência: Preleção dos Capítulos Hoben e Juryo.
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