Example Example Example Example Example Example Example O presidente Ikeda observa: "É absolutamente impossível que alguém com uma conduta séria e sincera na fé não consiga ser feliz e prosperar ou que seu ambiente não consiga ser revitalizado. Este é o princípio universal do budismo. O coração é o que transforma tudo. Esta é a natureza prodigiosa da vida. É uma verdade irrefutável". Nam-myoho-rengue-kyo Nam-myoho-rengue-kyo Nam-myoho-rengue-kyo....


Pesquisa personalizada

18 de julho de 2007

Amigos das 10 direçoes!

Foto: Um grande abraço!

oi amigos das 10 direçoes!

pesquisando cheguei a um trabaho interessante, parecido com propostas da gakkai que podemos aproveitar pra tirar mais proveitos... é uma monografia... é só ir no site http:www.abonacional.org.br e é só clicar em TRABALHOS ACADEMICOS E CLICAR NA MONOGRAFIA

Monografia: Inteligência Espiritual como Agregador da Gestão de Ouvidoria -

Cita ate´o budismo, achei muito bom pra fonte de estudo e inspiraçao...

alguns tópicos pra estimular a irem ler tudo...

Cientistas descobriram um novo quociente da mente humana responsável pelo sentido e valor em nossa vida, o quociente espiritual, QS, e, através do desenvolvimento de sua inteligência espiritual afirmam que podemos transformar a nós mesmos e contribuir para melhorar o mundo, uma vez que passamos a enxergar todas as coisas dentro de um contexto mais amplo de sentido e valor.

As organizações contemporâneas e seus líderes, que primam por sua sustentabilidade, .....

...preocupamo-nos em fortalecer o perfil do ouvidor, tendo como objetivo maior a introdução de uma nova consciência em seu proceder, de um novo método de transformação interior, trazido pelas teorias da inteligência espiritual, estimulando-o, em primeiro lugar, a uma maior compreensão de si mesmo, dos outros e principalmente da nossa existência.

Os cientistas conseguiram provar, através de seus experimentos, que o quociente espiritual, QS, não fragmenta, ao contrário, integra, unifica os processos na mente. O QS é o centro do eu, que colabora com as outras inteligências; o QI, quociente intelectual; e o QE, quociente emocional. As três inteligências, QI, QE, QS, em equilíbrio, sendo o QS a fundação necessária das outras duas, torna o ser humano pleno, o que o habilita a trabalhar melhor em equipe. Sabemos que equipes saudáveis, organizações saudáveis, eficientes são menos ofensivas ao meio ambiente, ao planeta, ao universo.

Segundo Ferreira (2005, p. 111), o ouvidor colabora para que a instituiçãoorganização obtenha resultados satisfatórios em todos os seus aspectos; colabora para aperfeiçoá-la; influencia a cultura do público interno e externo, no sentido de estabelecer a Ouvidoria na perspectiva de defesa e garantias de direitos; busca o bem-estar geral, o bem comum, o qual pode contribuir para o desenvolvimento do Capital Espiritual dentro das organizações, que por sua vez induz à adição de dimensões morais, sociais e éticas ao sistema capitalista em que estamos inseridos, o que comunga com os princípios da Ouvidoria.

... Essa constatação culminou com a descoberta pelos cientistas de um terceiro quociente da mente humana, o quociente espiritual, QS, que é o centro do eu, o qual nos ajudaria a lidar melhor com questões essenciais para o sucesso das organizações, como, por exemplo, autoconhecimento; motivação; autodesenvolvimento; busca de sentido para a vida e para o trabalho; contato com o centro do eu espiritual e unificador, levando ao aumento da criatividade e intuição; conhecimento do pensamento unitivo do cérebro, o que colabora para maior integração de processos, interação de equipes, tornando a comunicação mais eficaz; aumento da qualidade; foco no cliente; foco em algo maior do que nós mesmos.

As qualidades da inteligência espiritual

Zohar e Marshall (2006) apresentam doze qualidades que definem um ser humano com inteligência espiritual e afirmam que elas também definem uma organização com um alto QS, e são os princípios de transformação que a inteligência espiritual usa para dissolver antigos motivos e criar novos:

61656; AUTOPERCEPÇÃO. Para saber em que acredito, o que valorizo e o que me motiva em nível muito profundo. Percepção de meus mais profundos propósitos de vida.

61656; ESPONTANEIDADE. Viver e reagir ao momento presente e a tudo o que ele contém.

61656; SER CONDUZIDO POR VISÃO E VALORES. Agir com base em crenças e princípios profundos e viver de acordo com eles.

61656; HOLÍSTICO. Sentido do todo do sistema ou da conectividade. Capacidade de se ver dentro de modelos, relacionamentos e conexões mais amplos. Uma forte sensação de pertencer.

61656; COMPAIXÃO. Qualidade de “sentir-se ligado a alguém” e profunda empatia. O terreno fundamental para a simpatia universal.

61656; CELEBRAÇÃO DA DIVERSIDADE. Valorizar as pessoas e situações desconhecidas por causa de suas diferenças, e não apesar delas.

61656; INDEPENDÊNCIA DO CAMPO. Ser capaz de se destacar da multidão e manter suas próprias convicções.

61656; TENDÊNCIA PARA FAZER PERGUNTAS FUNDAMENTAIS SOBRE O PORQUÊ. Necessidade de entender as coisas, de chegar ao fundo das questões. Base para criticar o que é considerado imutavelmente verdadeiro.

61656; CAPACIDADE DE REESTRUTURAR. Afastar-se do problema ou situação para buscar por uma maior perspectiva, pelo contexto mais amplo.

61656; USO POSITIVO DA ADVERSIDADE. Capacidade de assumir os erros e aprender com eles, de encarar problemas como oportunidades para aprender. Flexibilidade.

61656; HUMILDADE. Sensação de ser um ator inserido em um drama maior, sentimento de qual é seu verdadeiro lugar no mundo. Base para a autocrítica e o julgamento crítico.

61656; SENTIDO DE VOCAÇÃO. Achar que foi “chamado” para servir a algo maior do que a si próprio. Gratidão pelos que ajudaram e desejo de retribuir. Base para o “líder a serviço”.

“Às Ouvidorias compete instigar mudanças nas entranhas da organização. Mudança de cultura, de valores, no agir. Dependendo dos valores e estágio em que se encontra a organização essas mudanças podem ser radicais”.(FERREIRA, 2005, p. 90).

...Quando o clientecidadão procura a Ouvidoria, muitas vezes já se encontra no seu limite, limiar de paciência, ou então já foi, de alguma forma, desrespeitado em seus direitos. Cabe ao ouvidor procurar perceber a idéia que está por trás da queixa do cidadão, pela verdade maior, elogiar e incentivar os outros por fazerem perguntas e irem mais fundo em seus anseios.

QUE acharam? Vale ler tudo,... a Gakkai a meu ver já se propoe a isso nas pessoas de seus membros, mas podemos melhorar e creio que esse estudo pode ajudar no estabelecimento de maios e mais vigoroso itai doshin... afinal sensei sempre lembra que precisamos saber ouvir e dialogar com sinceridade... e isso nao é privilegio de quem tem cargos, pois muitas vezes pessoas que se comprometem com cargos, teem dificuldades de ouvir os outros, ....

Essa monografia lida por várias pessoas pode nos trazer idéias boas,.... há membros passando por problemas, nao importa se com cargo ou nao, todos sao membros e que estao desejosos de serem ouvidos e muitos nao estao conseguindo isso com harmonia nas relaçoes humanas.... sei que orar daimoku é nossa pratica principal e nosso melhor remédio,... mas estudar também é preciso, agir também é recomendado,... por isso busco dialogar com pessoas realmente interessadas em otimizar, melhorar a qualidade de nossa querida BSGI, Líder do Kossen Rufo Mundial,... que continuemos a crescer e a descobrir novas maneiras de dialogar e entender uns aos outros,... novos meios, novas ferramentas, como esse forum é uma nova ferramenta que ajuda a quebrar a distancia de quem está no interior do Brasil, por exemplo.

A BSGI cresceu! e muito! tem membros espalhados por todo Brasil... pessoas desejosas em ajudar mais, em fazer mais,.... porem muitos fatores se tornam inibidores.... é preciso OUVIR o que essas pessoas teem a dizer e a contribuir...

Nao podemos ter medo de dialogar e colocar nossas opnioes, por que alguem pode nos interpretar mau, nem os membros devem ficar de braços cruzados, sem utilizar suas vozes, esperando que os que teem cargos de responsabilidade façam tudo,... muito menos ainda, os que sao Responsáveis, nao devem deixar de ouvir o que seus membros querem dizer, na gakkai não é para existir a cultura do medo, do silencio, do culto a autoridade... a voz faz o trabalho do buda e todos, TODOS teem estado de buda e isso quer dizer SABEDORIA....

Por fim, quero registrar que acredito que se orarmos mais e com firme determinaçao em melhorar nossas relaçoes humanas, atingiremos sem dúvida o que tanto Nitiren e sensei nos ensina, o ITAI DOSHIN... PERMEADO DE DIALOGO E AÇOES, PARA A FELICIDADE DE TODOS E A PROPAGAÇAO DA PAZ MUNDIAL.

abraços a todos e muito obrigada por lerem até aqui e antecipadamente a quem vier contribuir com esse dialogo.......sonia

Nenhum comentário:

Pesquisa personalizada

Example Example Example

e-referrer

Encontre seu par perfeito